resenha midia impressa (encontrado no google)
No primeiro capítulo, o autor fala sobre a criação, afirmando que o processo criativo depende de informação, ou seja, quanto mais informação acumulada o indivíduo possuir, mais facilidade ele terá para criar.
Na criação de um anúncio, é muito comum perder o foco, para mantê-lo, é necessário se distanciar da criação e se colocar no lugar do público, do produto, ou do serviço a ser anunciado. Segundo o autor, o foco está relacionado também à organização, é preciso esquematizar a forma de trabalho, determinar prazos, etc. Em um anúncio de jornal ou revista, a originalidade é o principal diferencial. É preciso pensar no resultado que se quer obter.
Ao falar sobre o público, Newton o coloca como um fator importante para a determinação da criação. Seus gostos devem ser considerados. Portanto, a análise de mercado e a identificação do público são itens determinantes para a elaboração do produto.
De acordo com o autor, “o conceito é o todo, o coração da ideia”. Para elaborar um anúncio e deixar a marca sempre registrada na mente das pessoas, não basta apenas criar um bom título e um bom texto, é necessário definir primeiro o conceito. Ele utiliza, como exemplo, o conceito “BOA” da cerveja Antarctica. Mesmo com títulos e textos diferentes, a campanha da cerveja ficou sempre sustentada por esse conceito, a cerveja “BOA”.
O título do anúncio “precisa trazer benefícios, emoção”, afirma Cesar para explicar que um título precisa ser forte para concorrer com vários anúncios exibidos nas páginas das revistas e dos jornais. Curto ou longo, o título tem que despertar o interesse do leitor, convencê-lo, vender benefícios.
Por muito tempo, acreditava-se que títulos com palavras negativas não funcionavam, mas grandes empresas quebraram essa regra e ainda assim tiveram sucesso em seus anúncios. O autor usa