RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL E CIDADANIA
A questão da responsabilidade social é um tema polêmico, que gera pensamentos em ações sociais voltados ao bem-estar e muitas vezes somente ao lucro. Alguns fatores influenciaram o surgimento da responsabilidade social empresarial na década de 50 e 60, dentre eles podemos destacar a Guerra do Vietnã com as manifestações contra os efeitos das armas químicas e os armamentos que afetaram o meio ambiente e a sociedade, preocupando a sobrevivência da natureza e do ser humano.
Infelizmente naquela época houve grande resistência dos fundamentalistas que acreditavam que as empresas tinham apenas que cumprir com seu papel de distribuição de produtos visando apenas o seu lucro, gerando assim manifestações contrárias a este absurdo. A de se pensar que uma empresa tem e deve ter um papel fundamental na responsabilidade social, pois, suas atividades estão diretamente ou indiretamente ligadas ao meio ambiente e as pessoas. Desta forma, uma nova maneira de se pensar foi colocado pós - Guerra do Vietnã, a importância das empresas se organizarem para fazerem planejamentos sustentáveis, se preocupando com o bem-estar da sociedade. No mundo, verifica-se uma tendência de que as empresa voluntariamente sejam chamadas a agir de forma ética e com responsabilidade social, como resposta às exigências do mercado e problema da situação ambiental no mundo. No Brasil existem incentivos do governo para empresas que praticam a responsabilidade social, por isso é de suma importância que as empresas divulguem seu balando social para a sociedade. Podemos citar a empresa Andrade Gutierrez que foi a vencedora da categoria Responsabilidade Social e Meio Ambiente do ano de 2012. O evento ‘’As melhores na Revista dinheiro’’ homenageia as companhias que mais se destacaram em 28 setores da economia.
Segundo Otávio Azevedo, presidente do Grupo Andrade Gutierrez, a conquista se deve à utilização das boas práticas para reduzir o impacto