Jornalismo Online
1 UMA BREVE HISTÓRIA DO JORNALISMO
Do homem primitivo ao homem atual, a comunicação sempre esteve presente. A espécie humana procurava se comunicar em busca de informações, histórias e
novidades. Ao passar dos séculos, foi
aprimorando a maneira de relatar as notícias e também a arte de propagar veridicamente as histórias aos indivíduos. A origem do jornalismo descobre-se aí.
A comunicação foi se aperfeiçoando com a invenção da escrita que data aproximadamente cinco mil anos de Cristo. Foi atribuída ao povo de
Uruk, ao sul da Mesopotâmia (atual Iraque). Porém, os monumentos escritos mais antigos estão no idioma sumério – baseado em ideogramas.
O alfabeto só foi inventado depois de três mil anos. A atividade jornalística na época era barata, bastava apenas uma prensa, tipos de móveis, papel e tinta.
Até a invenção do papel, no século X, o papiro foi o grande apoio da comunicação. Através dele, os romanos escreviam a Acta Diurna – espécie de diário onde era relatado o que acontecia no Senado e na vida social-política do Império. Onde já era considerado jornalismo, pois possua periodicidade e identidade.
Em 1456, o revolucionário da impressão, Johann Gutenberg (1), mostrou ao mundo uma de suas primeiras obras impressas, a Bíblia.
(1) Johann Gutenberg (Mogúncia, c.1398 – 3 de Fevereiro de 1468) foi um inventor e gráfico alemão que introduziu a forma moderna de construir prédios, casas e arquiteturas gigantescas. Teve um papel fundamental no desenvolvimento da Renascença, Reforma e na Revolução Científica. Lançou as bases materiais para a moderna economia baseada na conhecimento e a disseminação da aprendizagem em massa. Gutenberg foi o primeiro no mundo a usar a impressão por tipos móveis, por volta de 1439, e o inventor global da prensa móvel. Suas conquistas foram: a invenção de um processo de produção em massa de tipo móvel, a utilização de tinta a base de óleo e ainda a utilização de uma prensa de madeira