politica
O Diretor: Um Alfa condicionado a servir à Fábrica.
Bernard Marx: Um Alfa-mais. Homem estranho para a Sociedade e curioso, que desejava em primeira instancia, relutar contra a Sociedade, procurando respostas, procurando sentir reais emoções. No entanto, revelou-se ao sentir o poder em suas mãos.
Lenina Crowey: Uma Beta. Linda, "pneumática". Condicionada a não amar, porém entrega-se a uma paixão no decorrer do conto.
Linda: Mãe do selvagem John, amante do Diretor. Teve de permanecer na reserva pois uma civilizada gorda e grávida era um ultraje à Sociedade.
John, o Selvagem: Filho de Linda e do Diretor. Curioso. Revela-se o personagem principal no decorrer do conto. Deseja ser livre. Deseja saber.
Wilson Hendelholtz: Amigo de Bernard. Escritor. Desejava a liberdade artística.
Mostafa Mond: o Administrador. Um Alfa-mais-mais. Um cientista enclausurado em sua vontade de pesquisar o que não podia. Como Administrador Geral, sua função principal é de "censurar" toda obra que possa "agravar" a estabilidade da Sociedade.
Tempo
O conto se passa no ano de 753 d.F. (Depois de Ford).
Enredo
A hsitória se inicia com um grupo de alunos Alfas em uma excursão didática a uma fábrica de homens. Nela, o Diretor apresenta-lhes o processo de fecundação, onde todo o novo ser é dividido em classes sociais, antes mesmo de sua concepção. São elas:
1. Alfas. Detentores de conhecimento. A casta alta. Vestem roupas cinzas.
2. Betas. Detentores de habilidades específicas para a realização de tarefas. Casta alta.
3. Gamas. Mão-de-obra. Formados pelo processo Bokanovsky1. Casta baixa. Vestem roupas verdes.
4. Deltas. Mão-de-obra. Formados pelo processo Bokanovsky. Casta baixa. Vestem roupas cáqui.
5. Ipsilons. Mão-de-obra. Formados pelo processo Bokanovsky. Casta baixa. Vestem roupas pretas.
Todos passavam por um processo de condicionamento, levavam anos escutando máximas didáticas sobre bons costumes durante as horas de