Evolução dos computadores
2.1 – Primeira geração (1950-1959):
ENIAC—Fonte da imagem: Wikimedia Commons/Domínio Público
Principais características:
Circuitos eletrônicos e válvulas;
Uso restrito;
Precisava ser reprogramado a cada tarefa;
Grande consumo de energia;
Problemas devido ao alto aquecimento. As válvulas foram utilizadas em computadores eletrônicos, como por exemplo no ENIAC(1). Os computadores sofriam com o superaquecimento constante. Isso porque em vez de microprocessadores, eles utilizavam grandes válvulas elétricas, que permitiam amplificação e troca de sinais, por meio de pulsos. Com poucas horas de utilização, essas válvulas eram queimadas e demandavam substituição. Por isso, a cada ano eram trocadas cerca de 19 mil delas em cada máquina. Nesta geração os computadores calculavam com uma velocidade de milésimos de segundo e eram programados em linguagem de máquina.
2.2 – Segunda geração (1959-1965):
Transistores em 1965—Fonte da imagem: Wikimedia Commons/Hohum
(1).O ENIAC (Electronica Numeral Integrator and Computer), foi o primeiro computador a usar eletrônica digital. Principais características:
Início do uso comercial;
Tamanho gigantesco;
Capacidade de processamento muito pequena;
Uso de transistores em substituição às válvulas. As válvulas foram substituídas pelos transistores (criados em 1947 pela empresa Bell Laboratories). Seu tamanho era 100 vezes menor que o da válvula, não precisava de tempo para aquecimento, consumia menos energia, era mais rápido e confiável. Os computadores