Resumo - OSM
O QUE É UMA ORGANIZAÇÃO
“... Uma organização existe quando as pessoas interagem entre si para realizar funções essenciais que auxiliem a alcançar uma meta...” (Richard Daft)
Elementos Constitutivos
Materiais e Físicos
Financeiros
Humanos
Mercadológicos
Administrativos I
Operação
Organizacional I
Produto
Ou
Serviços
Variáveis Básicas das Organizações: Pessoas – Tarefas – Estrutura – Tecnologia – Ambiente
FLUXOS DE PROCESSO EM ADMINISTRAÇÃO (IMPRIMIR)
A FÁBRICA DO SR. JOSÉ (SLIDE)
TEORIA GERAL DE SISTEMAS
(Sistemas Administrativos)
A empresa é considerada algo mais do que meros componentes reunidos, de forma estática, através de uma estrutura de organização. É necessário conceituá-la como um sistema de partes estreitamente relacionadas, com fluidez dinâmica.
O desenvolvimento do conhecimento humano, além de exigir contínua especialização, acaba por provocar também crescente necessidade de gente capaz de relacionar as partes do todo com o todo (generalistas ou desenhistas de sistemas, capazes de sintetizar complexidades)
CONCEITOS DE SISTEMAS
Sistema consiste num conjunto de elementos ou partes interdependentes ou um todo organizado, ou entidades que interagem formando um todo organizado e complexo
Sistema é um conjunto de partes integrantes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objetivo e efetuam determinada função.
COMPONENTES DA TEORIA GERAL DOS SISTEMAS
Objetivos – Consistem na própria razão da existência do sistema (a finalidade para qual o sistema foi criado)
Entradas – Consistem nos dados, informações ou insumos para a operação do processo ou operação, os quais irão gerar determinadas saídas do sistema que devem estar em sintonia com os objetivos estabelecidos
Processo de Transformação – Função que possibilita a transformação de determinados insumos entradas) em um