OSM - estrutura organizacional resumo
-Organização: agrupamento de atividades e recursos visando ao alcance de objetivos e resultados.
- Conceito: é o conjunto ordenado de responsabilidades, autoridade, comunicações e decisões das unidades organizacionais de uma empresa que se subdivide em formal e informal
ESTRUTURA FORMAL: Deliberadamente planejada e formalmente representada, Ênfase a posições em termos de autoridades e responsabilidades.
ESTRUTURA INFORMAL: Surge da interação social das pessoas, o que significa que se desenvolvem espontaneamente quando as pessoas se reúnem. Representa relações que usualmente não aparecem no organograma. A estrutura formal condiciona os grupos informais.
-Fatores condicionantes:
> Fator humano: Todo executivo deve trabalhar com e através de pessoas. E estas pessoas realizam os trabalhos que permitem que os objetivos estabelecidos sejam alcançados. A eficiência de uma estrutura depende de sua qualidade intrínseca e do valor e da integração dos homens que ela organiza, portanto no desenvolvimento deve-se levar em consideração o comportamento e conhecimentos das pessoas que terão de desempenhar as funções que lhes serão atribuídas.
> Fator Ambiente Externo: nesse fator deve-se analisar o processo de relacionamento entre a empresa e o seu ambiente externo. Não esta relacionado apenas a uma estratégia inicia a época do nascimento da empresa, mas também a avaliação continua das constantes mudanças no ambiente relevante da empresa e o efeito dessas na sua estrutura organizacional.
> Fator objetivos, estratégias e políticas: tem influência na estrutura organizacional à medida que, quando os objetivos e estratégias estão bem definidos e claros, é mais fácil organizar, pois se sabe o que esperar de cada membro do grupo que compõe a empresa. Obj= alvo que se pretende alcançar; Est= caminho mais adequado para se alcançar o objetivo; Pol=orientação para tomada de decisão
> Fator tecnologia: necessário analisar a evolução da tecnologia que