jornalismo online
1) Houve um acidente com um navio que levava petróleo, na Baía de Guanabara. Acredita-se que pelo menos 2 dos 9 tanques do navio, cada um com 30 mil metros cúbicos de óleo, se romperam e começaram a derramar o produto na baía. Uma fonte ouvida por você minimiza a questão, dizendo que o derramamento não é tão significativo. Seu editor lhe pede para comparar o derramamento com volumes conhecidos, para dimensionar melhor a matéria.
Levando-se em conta que:
1 litro = 0,001 m³
Um caminhão-tanque = 1,2 mil litros
Uma piscina olímpica = 6 mil litros
A) Mostre ao seu editor quantos caminhões-tanque e quantas piscinas olímpicas de óleo podem ser derramadas na Baía da Guanabara, caso o vazamento não seja contido.
10 mil piscinas olímpicas
50 mil caminhões-tanques
B) Pesquise na Internet e faça um relatório bastante informativo de dois parágrafos ao seu editor sobre pelo menos dois acidentes parecidos, os danos provocados e os riscos para o meio ambiente do caso em questão. Uma plataforma de petróleo explodiu e pegou fogo no dia 02/09/2010 no golfo do México a cerca de 160 quilômetros da costa da Louisiana. Relatos anteriores davam conta que uma mancha de óleo de 1.600 metros de extensão fora formada por causa do acidente. Todos os 13 ocupantes da plataforma foram resgatados e o incêndio foi extinto depois de aproximadamente seis horas. A plataforma está num local onde a profundidade é de 104 metros, 160 quilômetros ao sul da baía de Vermilion. Ela está 320 quilômetros a oeste do local onde a plataforma Deepwater Horizon, da British Petroleum, explodiu e naufragou em abril.
No dia 24 de março de 1989 a embarcação naufragou no Estreito de Prince William, e causou um derramamento de 40 milhões de litros de petróleo cru, que se espalhou rapidamente por cerca de 28 mil quilômetros quadrados de oceano e mais de 2000 quilômetros da costa do Alasca, e causou uma verdadeira carnificina na fauna local, com a morte de centenas de milhares