Resenha - manifesto comunista
Para isso ele discorre sobre como a burguesia foi uma classe revolucionária e lutou pela sua hegemonia, fazendo uma breve retrospectiva histórica, analisando pontos como a relação conflituosa existente entre burgueses e proletariados, desmistificando alguns conceitos a cerca do comunismo, explicando o que o comunismo realmente acredita, e apresentando também alguns tipos de socialismo.
O Manifesto Comunista se utiliza de uma linguagem concisa e clara com o objetivo de explicar para os proletários a contradição que existe entre a classe burguesa e a classe dos trabalhadores, buscando fazê-los entender o quão explorado eles são, e mostrando que as coisas podem ser diferentes, caso aja eles consigam se organizar politicamente e se unam para lutar em prol do comunismo. Inicialmente a obra aqui mencionada faz uma breve respectiva histórica analisando que em todas as sociedades existem pessoas que dominam e outras que são dominadas, havendo sempre conflito de interesses. Como Marx revela: “A história de toda a sociedade até aqui é a história de lutas de classes”.
É possível afirmar então que a história de lutas de classes está presente em todas as sociedades, ou seja, sempre há contradições, conflitos, opressores e