Resenha - Lutero
De volta à Alemanha se torna professor de teologia. Em suas aulas, ele ensina importância da fé. Ganha a proteção do príncipe da saxônia e do vigário-geral, e em pouco tempo muitos admiradores de seus sermões.
Quando a inquisição chega a Alemanha, para de vender de indulgências, Lutero se revolta e escreve suas 95 teses, que mostram publicamente as razões pelas quais considera a prática da venda de indulgências um abuso por parte de Roma.Ele coloca na porta da Igreja do Castelo suas teses. Seus escritos também são reproduzidos pela nova imprensa de Gutenberg, e em semanas, estão sendo lidas em toda a Europa.
A reação do Papa é imediata. Lutero é levado à Augsburg para se retratar diante do Cardeal. Como ele não se retrata é levado ao tribunal da Inquisição.
Roma tenta pressionar o príncipe (que acolheu Lutero) a entregá-lo,mas ele se nega a fazer isso.
Então Papa ordena, a queima dos livros de Lutero. A população fica ao lado do monge que, em praça pública, queima a ordem Papal.
Quando o julgamento de Lutero se aproxima, o príncipe diz que a Inquisição não faz julgamentos justos e sim sentenças de morte. Carlos V ele promete um julgamento justo e na Alemanha, e não em Roma.
No julgamento Lutero reafirma suas convicções, não se retratando. Um representante de Roma antigo ajudante do Cardeal planejou uma .Mas homens do príncipe conseguem chegar com ele no castelo, onde ele fica escondido e traduz a Bíblia para o alemão, o que falicitar o acesso do povo a palavra da bíblia.Ele foi Excomungado por Roma, abandona a vida monástica.
Enquanto isso é declarada a Guerra Santa, iniciando uma revolta contra a Igreja, Lutero não posdia aparecer em publico,então foi desfarçado de cavaleiro ver o que está acontecendo. Assim, horrorizado com o que