Lutero Resenha
O filme relata a vida de Martinho Lutero. Lutero ao estar voltando pra casa de seus pais, assustou-se com uma tempestade e raios ao seu redor, rezou desesperadamente e jurou a Deus e a santa Ana, que se salvaria da tempestade abandonaria seus estudos e iria ser monge, e assim foi o que aconteceu.
Abandonou seus estudos de Direito para se dedicar a vida de monge. Se sentiu inseguro em continuar ao se deparar com a falta de fé, e se sentindo pecador demais para ser monge. Recebe ajuda do padre
Com enormes dificuldades de entender a Igreja Católica e com vontade de mudanças das coisas que via na igreja, passou a pregar diferente, não exatamente diferente mas com uma visão mais justa com foco na Palavra de Deus. Se rebelou conta diversos preceitos da igreja católica porque sua consciência o forçou a isso. Ele acreditava que sua consciência estava sendo guiada pela palavra de Deus, isto é, pela Bíblia, e não ao que a Igreja e os grandes sacerdotes impunham ao povo da época como vendas de indulgências para se salvar, e também não cumprir o celibato, adoração a santos, relíquias de vários tipos, etc.
Indo contra esses pensamentos e atitudes Martinho acaba por ter inimigos principalmente os conservadores da Igreja Católica, porém com vários apoiando-o segue em frente.
Acaba sendo obrigado a renunciar seus preceitos e ideias e ao mesmo tempo estava sofrendo com a ameaça de excomunhão. Não fazendo isso pois se baseava na Bíblia Palavra de Deus severamente passou a não fazer mais parte da igreja, mas trabalhando fazendo novas traduções da Bíblia pois dizia que o povo precisava ter acesso a palavra de Deus (em outras línguas).
Acaba com que o povo e alguns de seus seguidores não entendendo bem seus ensinamentos e não o interpretando corretamente, de querer uma mudança dentro da igreja, acabam fazendo uma revolução e destruindo a igreja. O povo se revolta contra a igreja e não compreendendo o que Lutero disse passa a destruir a igreja e matando milhares de pessoas.
Ao