Psicologia Social
SANE MASSON COSTA
RESENHA
TEXTO: “Como é o “social” da psicologia social?” psicologia social
Macaé / RJ
Março de 2014
1. RESENHA
Quando falamos em social ou problemas e soluções sociais, a primeira coisa que nos vêm a cabeça são os conflitos entre policiais e bandidos, saúde pública, violência, educação, etc, porém quando falamos em social para a Psicologia, o significado muda completamente.
Já escutamos em algum momento a expressão: “ser sociável” ou “antissocial”, o que quer dizer que determinado indivíduo possui facilidade ou dificuldade em se comunicar e relacionar com outras pessoas.
Para a Psicologia, social significa exatamente isso: estudar o comportamento dos indivíduos perante determinadas situações, através de experimento, seja este com auxílio de entrevistas, questionários ou simplesmente observação.
Zajonc apud Aroldo (2010), dizia que “A psicologia social é o estudo da dependência e da interdependência entre as pessoas.” e o principal objeto da psicologia social é entender como o indivíduo de comporta em sociedade, pois é através dessa interação com o outro que faz com que nosso pensamento e nosso comportamento sejam afetados por toda a realidade que vivemos.
Apesar da Psicologia Social ter um significado para social diferente do termo utilizado pelo senso comum, é interessante frisar que, conhecendo um pouco mais sobre o comportamento humano e os fatores situacionais, conseguimos reconhecer com mais facilidade por quê a sociedade reage e age determinada maneira, pois são esses fatores situacionais que instigam determinados comportamentos, criando situações de interação social e verificando os efeitos de comportamentos sociais provocados por tais situações.
Como os indivíduos percebem os outros, se motivam ou não com a interação, influencia ou é influenciada, formam amizades, se comportam de maneira pró ou antissocial, provocam expectativa, etc, são questões que