Resenha Lições da Arquitetura Herman Hertzberger
Gustavo Miguel S. O.
4148868-7
Lições da Arquitetura – Herman Hertzberger
Capítulo 1
(Público e Privado)
Neste capítulo, Hertzberger fala sobre a diferença entre o público e o privado e os conceitos que nos dão mais compreensão a este assunto.
Um espaço público é uma área acessível a todos. Nestes locais são desenvolvidas atividades coletivas, como o convívio de diversos grupos que chama-se de sociedade urbana. Há dois tipos de espaços públicos: os espaços públicos livres e os com restrições.
Os espaços públicos livres são aqueles que há o direito de ir e vir a qualquer momento (ruas, avenidas, praças e parques), definidos como espaço de circulação, lazer e conservação. Já os espaços públicos com restrições são aqueles que a presença de pessoas é, de certa forma, restrita e controlada, como por exemplo, prefeituras, fóruns, instituições de ensino, hospitais, entre outros.
Porém em ambas a responsabilidade por sua manutenção é assumida coletivamente.
Um espeço privada é uma área cujo acesso é determinado por um pequeno grupo ou por uma pessoa, e que este(a) tem a responsabilidade de mantê-la.
Os conceitos de “público” e “privado” podem ser vistos e compreendidos em termos relativos como uma série de qualidades espaciais que, diferindo gradualmente, referem-se ao acesso, à responsabilidade, à relação entre a propriedade privada e a supervisão de unidades espaciais especificas.
Segundo Hertzberger, não existe uma única relação com um indivíduo ou com um determinado grupo que interessa ao arquiteto, pois este tem como função atingir diversos grupos e indivíduos. E que se o individualismo compreender apenas parte da humanidade, o coletivismo só compreenderá a humanidade como parte; e que nenhum deles apreenderá a humanidade como um todo.