Resenha lixo extraordinário
Opinião É um documentário tocante. A sensibilidade do artista em expressar sua arte, mas sobretudo em expressar humanidade através dela sem dúvida alguma é o marco do sucesso desta história.
Vick Muniz, hoje um respeitadíssimo artista plástico conta sua saga e mostra-se um homem digno de todo o sucesso adquirido. A repercussão de Lixo Extraordinário é fruto do choque de classes e de cultura que se pode encontrar em meio a um aterro. Os personagens que nada mais são do que eles nos dão tantas lições que nos levam das lágrimas ao riso, da admiração a estaticidade.
Embora o resultado final deste trabalho que perdurou por mais de dois anos seja fantástico, mais lindo ainda foi a construção de tudo isso. O fato destas pessoas juntarem aquele material com outro olhar, de produzir cada centímetro do gigantesco quadro por fim fotografado pelo artista, demonstra que eles também o são, e a medida que construíam sua marca, reconstruíam-se como gente.
Os depoimentos emocionam, a condição de cada um, as palavras de sabedoria com que proferem seu destino...
Assisti a este documentário em um dia decepcionante para mim, e ao terminar sequei minhas lágrimas envergonhada de minha fragilidade ignorante. Eles só precisaram de um olhar e de uma oportunidade.
Um dos fatos marcantes, entre tantos outros é o impasse que surge entre deixar ou não eles saírem daquele lugar,