Resenha livro a tr gua
Universidade Anhembi Morumbi
livro é o diário de Martín Santomé que está em uma fase estranha da vida. Viúvo, prestes a completar 50 anos e se aposentar, ele escreve sobre seu dia a dia que gira em torno de seus 3 filhos (com quem ele não tem uma boa relação), seu trabalho no setor administrativo de uma importadora de autopeças e seus devaneios sobre como será sua vida pós aposentadoria.
Enquanto o leitor espera que seja algo chato e talvez um tédio, é exatamente ao contrário. Martín escreve em seu diário seus pensamentos mais profundos mostrando sua estafa com a vida no geral, seus ressentimentos com a morte da esposa bem como suas lembranças mais profundas.
Ele é um homem levado pela rotina e teme seus dias de ócio total na mesma medida em que deseja que eles cheguem logo. Na importadora, ele conhece uma jovem que começa a trabalhar na sua área e, rapidamente, eles começam a sair. Ela é mais de 20 anos mais nova do que ele, e isso causa certa preocupação, mas parece que serve como um bálsamo na vida de Martín.
Sua vivência com seus filhos é complicada. O mais velho é revoltado e está perdido na vida, o do meio – Jaime – é homossexual e, depois de apanhar do irmão quando lhe revelou a verdade, sai de casa. Martín descobre a verdade por uma carta.
O livro não tem nenhuma reviravolta absurda, nenhum drama exacerbado. Tudo isso reflete Martín que é um homem comedido, que se priva de grandes emoções – ou pelo menos as descreve de maneira bem racional – e não espera muito da vida. É um livro escrito com esmero e cuidado que vai delineado uma vida sem muita expectativa mas com conteúdo o suficiente para nos prender nas páginas. Além de ser curto. Todos esses elementos resultam em uma leitura rápida e, ainda assim, cheia de conteúdo.
O título é explicado e tem muito a ver com religião, amores, perdas, dúvidas e tudo o mais. É difícil imaginar que tudo isso possa ter algum significado com o título mas o autor consegue fechar tudo de maneira