C Lulas Eucariontes E Procariontes
Introdução
Todos os seres vivos são formados por células. A célula é a unidade morfológica de todo ser vivo, ou seja a menor porção de matéria viva que agrupada, constituí os tecidos e é encarregada do desempenho de várias atividades necessárias a manutenção da vida do organismo.
A organização da célula mudou ao longo do tempo, há 3,5 bilhões de anos acredita – se que a sua sucessiva as células eucarióticas que surgiram há 1,7 bilhões de anos seria uma membrana que envolve e organiza o genético. Há diferente tipo de células; eucariontes e procariontes.
Célula eucarionte: apresentam duas partes bem distintas, o citoplasma e o núcleo, entre as quais as moléculas transitam nos dois sentidos. São maiores de que as células procariontes e de estrutura muito mais complexa. O citoplasma é envolvido pela membrana plasmática e o núcleo, pelo envoltório nuclear.
Uma das característica importante das células eucariontes é sua riqueza em membranas formando compartimentos que separam os diversos processos metabólicos graças ao direcionamento das moléculas absorvidas ou produzidas nas próprias células. Há grande diferenças enzimáticas entre as membranas dos vários compartimentos. A célula eucarionte como se fosse uma fábrica organizada em seções de montagem, pintura, embalagem segundo Junqueira Carneiro 2012. A separação das atividades permite que as células eucariontes atinjam maior tamanho, sem prejuízo de suas funções.
Esse tipo de célula tem como constituição estrutural dos fungos, protozoários, animais e plantas, apresenta interior celular bem compartimentado, ou seja, uma divisão de funções metabólicas entre as organelas citoplasmáticas: retículo endoplasmático liso e rugoso (RER), mitocôndrias, organoplastos, lisossomos, peroxissomo e complexo de golgi.
Células procariontes: caracterizam – se pela escassez de membranas. A única membrana existente é a membrana plasmática. Ao contrário das células eucariontes, as procariontes não