12 Anos De Escravid O
12 Anos de Escravidão
Sinopse: 12 Anos de Escravidão é baseado na inacreditável verdadeira história de um homem que luta por sobrevivência e liberdade. Na época pré-Guerra Civil dos Estados Unidos, Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor), um homem negro livre do norte de Nova York, é sequestrado e vendido como escravo. Diante da crueldade (personificada por um dono de escravos desumano, interpretado por Michael Fassbender) e de gentilezas inesperadas, Solomon luta não só para se manter vivo, mas também para manter sua dignidade. No décimo segundo ano de sua odisseia inesquecível, Solomon encontra casualmente com um abolicionista canadense (Brad Pitt), que muda sua vida para sempre.
O filme retrata a história real de Solomon Northup, um homem negro e livre que em 1841 é enganado, drogado, sequestrado e vendido como escravo. Sem nenhuma maneira de entrar em contato com sua família ou conhecidos, ele não consegue provar sua liberdade. Ainda que gritasse que poderia provar ser um homem livre, em uma sociedade segregada e racista, quem o ajudaria? Com isto, Northup é vendido e vai trabalhar em plantações em Rapides Parish, Louisiana. O filme demonstra os conflitos e situações que ele passou durante este período, não somente na sua própria vida, mas acompanhando a vida de outros escravos que lá estavam. 12 anos se passaram até que Solomon conseguiu encontrar uma pessoa que estivesse disposto a ajuda-lo e, assim, conseguir comprovar e recuperar sua liberdade.
“Ninguém deverá ser mantido em escravidão ou trabalho forçado; a escravidão e o comércio de escravos foram proibidos em todas as suas formas.”
Assim deveria ser, porém ocorre a violação dos direitos humanos com todo sofrimento das pessoas submetidas ao trabalho escravo, pois estas são mantidas em locais desumanos, tratadas como animais, não tendo o mínimo de dignidade para viver. São submetidos a trabalhos forçados, em jornadas exaustivas, sujeitando-se a condições degradantes de trabalho.