12 anos de escravid o
Nos dias de hoje escravidão é crime, mas infelizmente existem pessoas que escravizam outras e os negros, ao longo desses anos conseguiram várias vitorias, mas ainda continuam sendo vítimas de desconfiança e de vários tipos de preconceitos.
Um dos temas mais mostrado no filme, foi a forma como os negros eram tratados; outro tema era a vida que o personagem principal levava antes de virar escravo e a forma que ele buscou pra não perder sua dignidade e a esperança de um dia ser livre de novo.
O drama é baseado no relato de Solomon Northup, um músico negro livre que vivia no estado de Nova York e que enquanto sua esposa e filhos viajam é atraído por uma proposta de trabalho em Washington, onde é sequestrado e vendido como escravo por um traficante de pessoas, que se chama Freeman e que troca seu nome para Platt. Ao chegar a Nova Orleans, é vendido para o Senhor Ford, junto com Eliza que é separada dos seus filhos. Ford é um homem gentil, simpático, o qual, inclusive, trata Solomon bem. Solomon por ser um negro estudado e inteligente, logo se destaca na fazenda do senhor Ford, mas após brigar com capataz da fazenda, Tibeats que é intimidado por sua inteligência, e o ameaça de morte, seu dono decide vende-lo para outro dono de escravo o senhor Edwin Epps que é sádico e cruel com os escravos. Nessa fazenda Salomon cria um vínculo com Patsey, que tinha uma atenção especial do seu dono, traduzida pela atração física incontrolável e indesejada por ela, que retrata o sofrimento das escravas mulheres, estupradas