resenha livro sobre fotografia
Centro de Ciências da Comunicação
Curso de Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo
Disciplina: Oficina de Fotojornalismo
Docente: Edson Luiz Scain Corrêa
Acadêmica: Camila Valentini
Resenha do livro “Sobre fotografia”
Desvendando a fotografia
A resenha apresentada neste trabalho tem como base o livre “Sobre fotografia” da autora Susan Sontag. Publicada em 1977, a obra reúne seis ensaios escritos na década de 70, no qual a autora desvenda a história da fotografia de um ponto de vista reflexivo sobre a importância da foto no cotidiano. Ela ilustra e dá exemplos de como a fotografia se insere em nossas vidas e, a partir de pontos pertinentes de análises, desmistifica a relação entre o que é o belo e o feio, por exemplo. No livro, Susan Sontag também reflete sobre a crítica da fotografia americana e aborda os fotógrafos e suas obras mais marcantes, estas que fazem a composição da história da fotografia americana e, também, um pouco da europeia.
Susan Sontag explora os domínios da técnica da fotografia, enfoque que desliga a prática fotográfica do quadro social que a inventa e a consome. Suas análises, do inicio ao fim, fazem um link da fotografia com a filosofia, a sociologia, a estética e a arte. A autora inicia a obra fazendo uma comparação muito interessante entre a fotografia e o mito da caverna do filósofo Platão.
Diga-se de passagem, uma feliz analogia, que mostra o quando a fotografia contribui com a humanidade no que diz respeito a produção de documentos históricos. A autora aborda os usos que podem ser feitos da atividade fotográfica e da importância assumida pela fotografia na sociedade, ao ponto de Susan
considerar que “hoje, tudo existe para terminar numa foto”. Ainda segundo a ela, acredita que a fotografia é uma forma de guardar um pouco do mundo.
“Colecionar fotos é colecionar o mundo”, relata.
Outro aspecto abordado na obra diz respeito ao poder que as imagens exercem sobre as