Resenha livro para entender a internet
O livro ‘Para entender a internet’, é uma coletânea de artigos, de 38 autores diferentes, coordenada por Juliano Spyer, e reúne textos originais de ativistas, acadêmicos e profissionais que estão ajudando a moldar a cultura da Web no Brasil. É uma experiência de produção de conteúdo educativo usando a Rede. O livro, que não tem editora, é também um projeto colaborativo - literalmente - publicado com licença Creative Commons e aberto a interferências, o que significa que pode ser baixado e distribuído gratuitamente pela internet, o que na minha opinião é bastante inovador, pois possibilita o rápido acesso a informação. O livro, que contém 91 páginas e distribuído em formato pdf, ficou pronto em 45 dias - um mês para reunir os textos e mais 15 dias para corrigir, diagramar e fazer a capa. O lançamento foi feito no dia 17 de março, através da rede social twitter.
Capítulos
Manoel Lemos assina o capítulo sobre Metodologias Ágeis, Fábio Fernandes escreve sobre Cyberpunk, o próprio Juliano Spyer escreve sobre Web 2.0, Ronaldo Lemos sobre Creative Commons, Soninha Francine fala sobre Lei Eleitoral e Internet.
Outros temas como Cyberbullying, Whuffie (capital social), Pirataria Online, Cosumer-to-Consumer, Brecha Digital e Exclusão Digital, Viral, Rede Social, Co-Working, Voluntariado em Rede, SPAM, Lixo Eletrônico, Cauda Longa, Ecologia Digital, Cultura do Remix também fazem parte do livro.
Resumo da obra
“Muitas pessoas ainda sentem que a tal revolução trazida pela Web é uma festa para a qual eles não foram convidados. Muitos professores de escolas públicas e privadas, empreendedores, executivos, comunicadores, administradores públicos e uma boa parte da sociedade civil não entendem o motivo de tanta euforia em relação à internet. Esse livro é um convite para que elas entrem e participem da festa” ressalta Juliano Spyer.
Mais do que um conteúdo muito rico, o “Para Entender a Internet” é uma prova de conceito. Como os movimentos de software