Resenha do livro Para entender a Internet
Hoje fala-se muito em cibercultura, ciberespaço, mas poucos sabem que isso tudo veio de uma história inventada nos anos 80 envolvendo hackers adolescentes. A que ficou conhecida como Cyberpunk. E daí iniciou-se os pensamentos cada vez mais globalizados e cibernéticos. Dentro dessa tecnologia toda existe até mesmo uma ética hacker. Para a entendermos, precisamos primeiramente diferenciar o hacker de qualquer outra pessoa. O livro mostra que “o hacker utiliza uma parte significativa do seu tempo documentando e compartilhando a forma como ele conseguiu vencer um desafio e, dessa forma, permite que outras pessoas possam aprender com suas descobertas.” Eles utilizam de métodos ágeis para desvendar os mistérios tecnológicos.
Esse compartilhamento de métodos, arquivos ou quaisquer informações existentes na internet, utilizam do mecanismo P2P (peer-to-peer). Nele, os usuários pode fazer uploads dos próprios arquivos em sítios destinados a essa atividade, possibilitando o posterior download por outra pessoa. Essa disseminação de “links para baixar” é encontrada diariamente nas redes socais. Grandes redes que deram muito mais amigos a seus usuários e permitiram que eles encontrassem muito mais coisas em comum com pessoas que nunca viram antes. É o mundo globalizado, é a tecnologia, é a internet.
Redes sociais como Twitter já utilizam de propaganda on-line. Uma característica bastante positiva para as empresas que possuem perfis nessa rede, é que a