Resenha livro mauá: o empreendedor
O livro Barão de Mauá: o Empreendedor, Gilberto Maringoni, São Paulo, Aori Produções Culturais, 2007 nos relata a biografia de Irineu Evangelista de Souza, o Visconde e Barão de Mauá, um dos homens mais ricos e poderosos que o Brasil já conheceu.
Descreveremos sua trajetória, seguindo os passos do sumário do livro e faremos uma síntese da história deste brasileiro:
INTRODUÇÃO
Gaúcho, filho de pequenos proprietários, registrado como Irineu Evangelista de Souza, mas conhecido como Visconde de Mauá, nasceu em 28 de dezembro de 1813, viveu até 1889, e exerceu as atividades de empresário, industrial, banqueiro e político, sendo considerado o símbolo dos empreendedores brasileiros do século XIX.
Sua trajetória ocorre num momento crucial da História brasileira, e é testemunha da trajetória de transição da sociedade escravocrata, rural e monárquico para a moderna, republicana e industrial, com base no trabalhado assalariado.
PARTE I – SAINDO DO NADA
CAPÍTULO 1: VENTOS DO SUL (1813-1821)
Os ventos do sul perderam um futuro tropeiro quando seu pai foi assassinado e sua mãe teve que enviá-lo à corte para a companhia de seu tio materno, mas ele promete estudar para ajudar a mãe e a irmã.
Nesta época, a base da propriedade rural era a estância, vasta s extensões de terra destinadas especialmente à criação de gado.
CAPÍTULO 2: GANHANDOA VIDA NA CORTE (1821-1822)
Na Corte torna-se um negociante que sabe argumentar ao empregar-se numa pequena loja em troca de comida. Um dos fregueses lhe ensinava rudimentos de contabilidade, de francês e de outras matérias após o expediente.
A Corte vivia os primeiros tempos como sede de um país independente. A súbita transformação da colônia em metrópole acabou por desencadear uma série de eventos que tornou inevitável a Independência do Brasil.
CAPÍTULO 3: SUBINDO NA VIDA (1822-1830)
Dois anos após chegar à Corte, vai trabalhar na casa comercial do português João Rodrigues Pereira de