resenha livro crime e castigo
Pedro Augusto Ferreira
4ª Etapa - Período: Noturno
2º semestre/2013
Livro: Crime e Castigo
Biografia
Fiodor Dostoiévsk nasceu em Moscou, Rússia em 11 de novembro de 1821. Considerado uma das maiores personalidades da literatura russa e fundador do realismo. Sua mãe morreu vítima da tuberculose quando era ainda muito jovem e seu pai foi assassinado devido ao seu autoritarismo. Em São Petersburgo, estudou engenharia em um escola militar e se entregou a leitura dos grandes escritores de sua época. Sua primeira produção literária aconteceu aos 23 anos e no ano seguinte, escreveu seu primeiro romance. Já em 1849 foi preso por participar de reuniões subversivas na casa de um revolucionário, e após condenado à morte. No último momento teve a pena comutada, passando nove anos na Sibéria, descrevendo sua terrível experiência em dois de seus livros. Tinha crises sistemáticas de epilepsia desde que soube da morte de seu pai, o que ele atribuía como uma “experiência com Deus”, o que teve papel importante em suas crenças. Inspirado pelo cristianismo evangélico passou a pregar a solidariedade como principal valor da cultura eslava. Casou-se duas vezes, e ainda durante o primeiro casamento, manteve um caso intenso de amor com outra mulher. Entre suas obras, podemos citar: “Crime e Castigo”, “O Idiota”, “O Jogador”, “Os Demônios”, “O Eterno Marido” e “Os Irmãos Karamazov”, que foi seu último romance e considerado por Freud como o maior romance de todos dos tempos. Morreu em 9 de Fevereiro de 1881 em São Petersburgo, na Rússia.
Referências Bibliográficas
Dostoiévsk, Fiodor Mikihailovitch. Crime e Castigo. Disponível em: http://bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br/services/e-books/Fiodor%20Dostoievski-1.pdf. Acessado em: 07 de novembro de 2013.
Dostoiévsk: Biografia. Disponível em: http://www.revistaliteraria.com.br/biodost.htm. Acessado em: 07 de novembro de 2013.
Fiodor Dostoiévsk. Da Página 3