Resenha leopardos de kafka
Franz Kafka, um dos personagens do livro, foi um escritor alemão nascido na Tcheco-eslováquia em 1883 e morreu de Tuberculose em 1924. Filho de um bem sucedido comerciante, a quem escreveu um de seus livros mais famosos: Carta ao pai, Estudou Direito, doutorando-se na Universidade de Karl-Ferdinand de praga. Trabalhou na companhia de seguros Assicurazioni Generali, e no Instituto de Seguros de Acidentes do Trabalhador. Em 1916 resolve morar sozinho em uma casinha na rua dos alquimistas, onde o personagem ratinho vai visita-lo durante a história do livro, e acaba contraindo tuberculose e acredita que é somente um problema psicológico.
Autor de obras muito famosas, como Carta ao Pai, Metamorfose, O Castelo, O Processo e Amerika, alem de muitos contos, sua obra foi bem descrita por Milena Jesenká, uma de suas namoradas, quando está afirmou que elas refletem a visão profética de um homem que via o mundo com insuportável lucidez.
O Autor Moacyr Scliar é autor de cinquenta llivros em vários generlos, suas obras foram publicadas em vários países com grande Repercursão, crítica alem de vários premios que recebeu. Foi professos visitante na Brown University nos Estados Unidos, é colunista dos jornais Folha de São paulo e Zero Hora.
Resumo
Benjamin Kantarovitch também conhecido como Ratinho, vivia com sua família em uma pequena e pobre aldeia judaica chamada Chernovitzky localizada na Bessarabia. Filho de alfaiate, seu pai tinha acreditava, e não sem fundamento pois o garoto era inteligente e gostava de ler, que Benjamim daria um bom rabino.
Ratinho era um rebelde, sempre brigava com todo mundo, e com a situação que a Russia se encontrava, onde a miseria e a opressão alcançava níveis intoleraveis, dizia-se que era só uma questão de tempo para que houvesse uma revolução e os comunistas tomassem o poder.
Na aldeia, havia um grupo de jovens idealistas liderados por Iossi, amigo ao qual Ratinho venerava, que se reuniam em segredo para discutir