resenha Leopardos de Kafka
Scliar, Moacyr. Os leopardos de Kafka. 3ª edição, São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
2. Referencias biográficas Moacyr Scliar, natural de Porto Alegre, médico e membro da academia Brasileira de Letras, foi professor visitante na Brown University nos EUA sendo sempre convidado a participar de encontros de literatura no mundo todo.
Tem textos adaptados para o cinema, teatro, TV, rádio, inclusive no exterior, suas obras foram publicadas nos EUA, França, Alemanha, Espanha, Portugal, Inglaterra, Itália, dentre outros.
O autor recebeu inúmeros prêmios como o Jabuti (1988 e 1993), o APCA (1989).
3. Resumo da obra
A historia inicia-se em Porto Alegre, com o relatório confidencial da prisão de Jaime Kantarovitch que tinha consigo um bilhete assinado por Franz Kafka. Jaime era sobrinho neto de Benjamin Kantarovitch, um bom alfaiate que nunca quis se casar, Berthe, o amor de sua vida morrera em um dos campos de concentração. Sua família vivia em Chernovitzky, perto de Odessa. Como judeu, logo sua rebeldia encontrou sentido na situação em que viviam por volta de 1916.
Quando Ratinho/Benjamin fez 19 anos, seu amigo Iossi, deu-lhe de presente o livro “Manifesto comunista” que para ele, tornou-se a bíblia. Ratinho juntamente com Iossi, sonhava em se tornar comunista e seguir Trotski.
Certo dia Iossi desapareceu, muitos ficaram preocupados, naqueles tempos era comum as pessoas serem mortas, porém Ratinho tinha certeza que ele havia ido se encontrar com Trotski, e estava certo, Iossi após certa pressão contou a ele como havia se dado o encontro e Trotski o estava testando através de uma missão que ele teria que cumprir, só que Iossi adoeceu, o médico disse a família que esperasse o pior, e chamando Ratinho passou a ele as coordenadas da referida missão para que ele a cumprisse em seu lugar. Ratinho, entre a madrugada resolveu ir no lugar do amigo, cumprir sua missão, o que não seria tarefa fácil, pois nunca havia saído de