Resenha "ladrões de bicicleta"
1 – Faça um resumo do filme (10 linhas)
O filme Ladrões de Bicicletas, dirigido por Vittorio de Sica foi produzido em 1948 e, portanto, tendo como pano de fundo o período caótico do pós-guerra que se instalou na Europa. Retrata muito bem como estava a situação da população local (Itália) que, após a derrota na 2ª Grande Guerra, que se viu numa situação descontrolada de desemprego e pobreza. As condições de vida da época retratada eram extremadas. A população das pequenas cidades migraram em massa para os grandes centros em busca de trabalho e melhores condições de vida mas o que encontravam era pouco trabalho e condições péssimas de moradias e saneamento, coisas básicas para a sobrevivência de um ser-humano.
2 – Identifique cenas nas quais você percebeu contradições sociais, problemáticas sociais:
Algumas cenas que chamaram a atenção por essas contradições foram: Quando o Protagonista, Antonio Ricci, teve que mentir que tinha uma bicicleta para conseguir um posto de trabalho (hoje, isso ainda occore); Quando dentro do restaurante e, na parte “burguesa”, há um verdadeiro banquete à ser servido e para os pobres, praticamente nada.
3 – Descreva a cena que mais lhe chamou a atenção. Justifique.
A cena em que ele, no final do filme num ato desesperado, tenta roubar outra bicicleta e para que seu filho não veja, pede para que ele vá embora sem ele. O pensamento de que “se roubaram a minha e nada aconteceu, nada deverá acontecer comigo também” é algo triste de se ver. O desespero do ser humano, por muitas vezes faz de uma pessoa boa um “mau caráter”, nem que seja por alguns minutos.