Resenha do filme ladrões de bicicleta
O filme ladrões de bicicleta começa mostrando vários desempregados em busca de trabalho, na ocasião, provavelmente um agente do ministério aparece com uma lista, chamando nomes de profissionais qualificados para cada tipo de função. Eram poucas vagas para cada função e eles só contratavam exatamente o profissional qualificado para a própria vaga.
O ator principal já muito desiludido, por fazer anos que não conseguia trabalho, em uma época pós-guerra, onde a busca era muito grande, foi enfim chamado para trabalhar como colador de cartazes.
Para aceitar o cargo, ele precisa ter uma bicicleta, sendo que a dele estava empenhada, pratica muito comum pelas pessoas naquele momento, a falta de dinheiro e emprego, fazia com que as pessoas empenhassem tudo que podiam para conseguir dinheiro.
No momento da oferta de trabalho ele alertou a falta da bicicleta, dizendo que poderia consegui-la em alguns dias, mas logo foi interrompido pelos vários desempregados que ali estavam, que diziam que tinham bicicletas e que poderiam ocupar o lugar dele. Vendo o desespero de todos em busca de emprego, o ator diz que tem a bicicleta.
Chegando em casa, sem saber o que fazer ele acha que tudo esta perdido, mas a esposa o anima, retirando os lençóis de cama e levando para empenha-los. Com o dinheiro eles retiram a bicicleta e se enchem de esperança para a nova vida.
Logo nos primeiros dias, enquanto trabalhava, sua bicicleta foi roubada.
Ele busca pela policia, que não o ajuda muito, alegando que o próprio teria que encontrar sua bicicleta, que eles já tinham registrado o BO e era só aguardar. Também buscou ajuda com amigos e sindicatos, não tendo êxito.
Por conta própria resolveu sair pelas ruas buscando encontrar sua bicicleta, juntamente com o filho.
Uma busca interminável, desgastante e sem sucesso.
Ate ele encontrar o próprio ladrão, mas sem provas e nem testemunhas, e sem achar a bicicleta com o ladrão, a policia dizia para ele