Resenha do Filme "ladrões de Bicicletas"
No período pós segunda guerra mundial se encontra na Itália um homem chamado Ricci e sua família composta por sua espora Maria e seu filho Bruno que estão passando por uma situação uma situação muito difícil de desemprego, característica muito forte entre as famílias italianas no pós guerra.
Deixando em evidencia o desespero por um emprego, o autor Vittorio de Sica começa o filme com Ricci sendo admitido em um novo emprego com um requisito que eu tivesse uma bicicleta para se locomover em seu emprego de colador de cartazes, como não tinha uma bicicleta sua esposa Maria decide vender todas as roupas brancas de linho de sua família para conseguir o dinheiro da bicicleta. Nesta parte o autor deixa claro a situação economicamente ruim que a família se encontra o que explica todo o desespero após o roubo da bicicleta posteriormente no filme.
Logo após começar após começar em seu emprego Ricci, como já dito, tem sua bicicleta roubada perdendo a chance de exercer. Ao procurar o auxilio da policia é desprezado e decide ir atrás da bicicleta ele mesmo, junto ao seu filho Bruno.
Se de deparando com muitas pessoas de diferentes personalidades em sua caminhada pela cidade o autor da uma mapa cultural e social da Itália pós guerra. Em sua ultima tentativa, ao encontrar um jovem, faz falsa acusação acreditando ser ele o ladrão de sua bicicleta.
Ao final do filme em uma atitude de desespero rouba, em praça pública, em meio a muitas bicicletas que ali estão Ricci furta uma, porem é pego pela população que ali está mas é salvo por seu filho. Após todo o corrido volta para casa e se encerra o filme, deixando em todos que assistem o filme com uma sensação de angustia assim como a de Ricci em suas ultimas cenas.