Resenha: Jogos tradicionais infantis
LIVRO: Jogos Infantis – O jogo, a criança e a educação
Em meio a multiplicidade de fenômenos conhecidos como jogo encontra-se a modalidade “jogo tradicional infantil” que é um elemento folclórico caracterizado pelo anonimato, tradicionalidade, transmissão oral, conservação, mudança e universalidade. É um jogo livre, espontâneo, onde a criança brinca pelo prazer de o fazer.
Origem dos Jogos
Para compreender a origem dos jogos tradicionais infantis é necessário que se faça uma investigação das raízes folclóricas de seu surgimento.
A junção do elemento indígena e africano ao português, fez prevalecer o elemento branco desta mistura, já que este era a classe dominante que impunha a sua cultura como padrão. Desta forma ao chegarem as levas de imigrantes estrangeiros no final do século XIX e inicio do século XX, já havia uma situação primitiva do elemento branco, especificamente o português, que já aportou na colônia com grande carga de influencia européia, africana e peninsular, tornando muito difícil e praticamente impossível apontar com precisão o que há de puramente português.
A universalidade de temas e valores presentes e vários povos distantes, nos dá algumas hipóteses sobre a origem comum do folclore em diversos países tais como: a da imigração em tempos remotos, a da origem das estórias na humanidade primitiva e a criação independente das mesmas por diversos povos.
Devido à ampla mistura étnica nos primeiros grupos formadores da cultura brasileira durante a colonização torna-se difícil identificar precisamente a parcela de contribuição de cada elemento, seja branco, seja negro, seja índio.
A influencia portuguesa no folclore infantil É incontestável que o português é o agente mais forte da vida espiritual brasileira, a eles são devidas as crenças, a religião, as instituições civis e políticas, a língua e a ligação com a civilização européia. A assimilação das lendas e folguedos na infância,