DOTOTHY

678 palavras 3 páginas
1980 TEORIA: O SISTEMA COMPORTAMENTAL COMO MODELO PARA A ENFERMAGEM
Teórica: Dorothy E. Johnson

Propósito: Reduzir o estresse, de modo que o cliente possa se recuperar o mais rapidamente possível.

Tópicos dos componentes:

Pessoa: Um sistema de partes interdependentes com formas de comportamentos padronizadas, repetitivas e propositivas.

Ambiente: Todas as forças que afetam a pessoa e que influenciam o sistema de comportamento.

Saúde: Enfoque sobre a pessoa, não sobre a doença. A saúde é um estado dinâmico influenciado por fatores, biológicos, psicológicos e sociais.

Enfermagem: Promoção do sistema comportamental, do equilíbrio e da estabilidade. Uma arte e uma ciência que presta ajudam externa antes e durante os distúrbios do sistema de equilíbrio.

Dorothy E Johnson
Modelo de sistema comportamental em que se reconhecem sete subsistemas como sendo a ligação e afiliação, dependência, ingestão, eliminação, sexualidade, agressão e realização. A teoria criada por Johnson, é de certa forma uma criação conjugada com a sua aluna, Sister Calister Roy e Betty Neuman. Segundo Meleis (2007), Johnson definiu em todas as suas publicações de meta teorias e teorias que, o que diferencia a enfermagem da medicina e de todas as ciências da saúde, é a perspectiva por parte da enfermagem do doente como sendo um sistema comportamental. Assim sendo, define-se que a medicina tem o seu enfoque na parte biológica do doente enquanto que a enfermagem apenas se concentra na parte comportamental. Apoia de certa forma as suas ideias nas concepções de Nightingale, notando-se à semelhança desta o distanciamento direto da doença, no entanto enquanto Nightingale se focava nas questões ambientais, Johnson referia-se ao comportamento como fator controlador da doença. George (2000) refere que, a atuação da enfermeira recai sobre o comportamento da pessoa, promovendo uma conduta eficiente e eficaz de modo a prevenir a doença, apoiando-se também na Medicina e no modelo do

Relacionados

  • Língua inglesa
    351 palavras | 2 páginas