RESENHA INSTITUCIONAL Web
O trabalho a seguir é uma resenha crítica sobre o artigo, “Análise Institucional e educação: reforma curricular nas universidades pública e privada” de Lucia C. Mourão; Rita de Cássia B. Martins; Carla Maria Vieira; Elizabeth Rossin; Solange L'Abbate. O referido artigo contém dezenove páginas e foi publicado na revista “Educação e Sociedade”, volume 28, número 98 em Campinas/SP no mês de janeiro de 2007, encontrado no site www.scielo.br .
Lúcia Mourão é doutoranda em Saúde Coletiva e professora da Universidade Federal Fluminense (UFF); Rita Martins é mestre em Saúde Pública e professora da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP); Carla Vieira é mestre em Ciência da Nutrição e professora da UNIMEP; Elizabeth Rossin é assistente social e assessora da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura Municipal de Campinas; Solange L'Abbate é doutora em Sociologia e professora da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
As autoras refletem sobre certas práticas profissionais realizadas no campo da educação universitária, num contexto de transformações curriculares dos cursos de medicina e enfermagem de uma universidade pública – a Universidade Federal Fluminense (UFF), de Niterói (RJ) –, e do curso de nutrição de uma universidade particular – a Universidade Metodista de Piracicaba, (UNIMEP). Baseando-se em alguns conceitos da análise institucional, elas analisaram as semelhanças e diferenças entre os dois processos de reforma curricular, considerando também aspectos de suas trajetórias profissionais.
O foco da análise foi na prática profissional das tres primeiras autoras, docentes das organizações antes citadas, entendendo estas como figuras centrais no processo de mudança curricular já que a reestruturação dessas práticas passa pela capacitação pedagógica e geram assim questionamentos em relação à dificuldade de que reais transformações se dariam no campo da