Gerenciando Tarefas: Aplicativo Kanban para Gerenciamento de Projetos
Gerenciando Tarefas: Aplicativo Kanban para Gerenciamento de Projetos
Fonte: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/100289/000931705.pdf?sequence=1 Turma: PTA
Este trabalho é uma resenha de um artigo que expõe a análise e o desenvolvimento de um aplicativo de gerenciamento de tarefas que tem como objetivo atender as expectativas de um grupo específico, propondo o Kanban, como um mecanismo visual para exposição das tarefas cadastradas. Faz uma comparação do software desenvolvido com os já existentes no mercado enfatizando as principais características de cada um.
Gerenciar projetos torna-se uma tarefa difícil quando os processos estão mal definidos e o conjunto de tarefas está desorganizado, para tal um grupo de pesquisadores do Instituto de Informática da UFRGS identificou que, para administrar e organizar o andamento de uma pesquisa é necessário garantir o fluxo eficaz do desenvolvimento de um projeto, utilizando se de artifícios como instrumentos para suprir as suas necessidades.
Diante da grande disponibilidade de ferramentas livres para gerenciamento de projetos existentes no mercado atual, e das informações disponibilizadas, como o cadastro de usuários e seus contatos, o cadastro de tarefas, a listagem das tarefas associadas ao projeto, e os gráficos que mostram o andamento do projeto, surge a necessidade do uso de um software de gerenciamento, contexto que nesse trabalho será analisado por um grupo de pesquisadores, apresentando o Kanban, como ferramenta de qualidade e utilizada como um mecanismo gráfico para expor as tarefas e sua visualização, utilizando de usuários do aplicativo, nomeados “Smart Task Manager- STM ”.
Surgindo a problemática diante do projeto, os pesquisadores iniciaram uma investigação para entender quais informações seriam imprescindíveis, identificando quais ferramentas livres existentes no mercado, atenderiam aos requisitos requeridos. Como um projeto em sala de aula, foi