Resenha Homofobia
Instituto Nordeste de Tecnologia Ensino Superior e Cultural
OSEAD
Organização Social Evangélica das Assembléias de Deus
SÍNTESE
Sobre a Homofobia
São José de Piranhas
2013
SILVANA GOMES DE LIRA
SÍNTESE – Sobre a Homofobia
Síntese apresentada ao Instituto Nordeste Tecnologia Ensino Superior e Cultural como requisito parcial de avaliação da disciplina: Diversidade Cultural na Educação no curso de Educação Física.
Orientador: Neto Sobral
São José de Piranhas
2013
SÍNTESE SOBRE A HOMOFOBIA
A família é um fenômeno social que produz inúmeros efeitos jurídicos, cria divergências sociais que impelem tanto o mundo jurídico, quanto o sociológico, caminhando sempre à frente das normas e convenções, e buscando seu próprio espaço, criando soluções para sua evolução.
A entidade familiar além de se constituir em “célula mater” da sociedade, ainda, percorre o tempo trazendo evolução para esta, levando, assim, as regras jurídicas a se adequarem às necessidades humanas das mais diversas, em especial as de caráter afetivo. Ao se tratar de família, é preciso ter em mente que a mesma é formada por seres humanos, com suas necessidades, angústias, busca incessante da felicidade, e conquista de regras jurídicas que a apóiem no objetivo e na conquista de todas as variáveis que abrangem essa instituição e a sua afetividade. Assim, têm-se famílias estruturadas sob as mais diversas organizações, desde o patriarcalismo, o matrimonialismo, a monoparentalidade, a união estável e também a união homoafetiva. A Constituição Federal de 1988 trouxe grandes transformações na regulamentação da entidade familiar, legitimando a união estável, oferecendo maior consolidação da família, sob suas variadas modalidades e principalmente ampliando o conceito