Resenha Homofobia e Educação
Licenciatura em Pedagogia
Antropologia Cultural
As autoras escrevem um texto sobre o silência e a naturalização da diversidade sexual. Apresentam a escola como um ambiente para práticas sociais e para compartilhamento de saberes, um espaço para discussão e compreensão de diversos assuntos. Mas quando se trata sobre homosexualismo há um total silenciamento de todas as partes.
O Governo Federal promove uma pesquisa através de três programas voltados para os livros didáticos, que são distribuídos na rede pública de ensino de todo o país. Essa pesquisa consiste em uma análise dos coteúdos a serem estudados, recentemente, um dos objetivos dessa pesquisa é analisar se há conteúdos homofóbicos. A pesquisa foi feita em 67 dos principais livros didáticos distribuídos pelo Programa Nacional do Livro de Didático (PNLD) e embora não houvesse nenhuma discriminação ou menções homofóbicas é nítido que também não há nenhuma inserção de qualquer conteúdo sobre a diversidade sexual.
A predominânica da heteronormatividade no aterial didático, mostra claramente a omissão de um assunto que está tão presente no cotidiano dos docentes e discentes. Tendo a escola como meio de instrução, educação e enriquecimento cultural e social,l por que não adotar a diversidade sexual ao currículo escolar ? O que existe é um problema social que deve ser estudado e compreendido para auxiliar na redução do preconceito e da violência de uma sociedade estritamente patriarcal.