Resenha Guerra do Fogo
Boa Vista – RR
2013.1
Análise do filme “Guerra do Fogo”
Higor Araújo dos Anjos
Narciso Galvão de Oliveira
Turma 13541
Curso de Informática – 4° ano
Boa Vista – RR
2013.1
A tecnologia pré-histórica
A tecnologia em si, tem a função de melhoramento da vivência humana no contexto onde ela é apresentada e dominá-la é uma condição importante para a sobrevivência dos seres humanos. A tecnologia retratada no filme em questão é o fogo, o primórdio tecnológico de nossos ancestrais difusor de mudanças sociológicas fundamentais para a humanidade.
Dois grupos hominídios pré-históricos que parecem estar em momentos diferentes da escala evolutiva nos são apresentados no filme, um grupo muito semelhante aos primatas, a única linguagem que se vê são as ações dos personagens, gritos , grunhidos e a linguagem corporal. O fogo é encarado por eles como algo sobrenatural, não sabiam dominá-lo e muito menos reacendê-lo. Já o segundo grupo, ou tribo, aparenta ser mais evoluída, com linguagem oral mais desenvolvida e articulada e um domínio das ferramentas mais desenvolvida que o segundo grupo, além do principal que seria o domínio do fogo.
Nos deparamos durante o desenrolar do filme com vários combates, isso se deve provavelmente ao fato de que as tribos pré-históricas em certo momento da escala evolutiva não aparentam capacidade de coexistir com outras tribos, assim como no estudo da biologia, estes possuem a relação de competição, seja por alimento, espaço ou o fogo. Essa deficiência de se relacionar pacificamente é mostrada durante uma boa parte do filme, mas no momento em que um integrante da tribo acaba se apaixonando por uma integrante de uma outra tribo, – mudando até mesmo seu percurso original em busca dela – ele acaba se integrando e adquirindo, de uma certa forma, alguns costumes da tribo que o recebeu. O momento em que ele deve se relacionar sexualmente com