Resenha Globalização e Direito
I- Introdução O processo da globalização compreende diversos fenômenos, como econômicos, políticos, sociais e culturais, os quais diretas e indiretas trazem implicações no direito. Cada Estado possui capacidade de celebrar, de forma livre, acordos e tratados internacionais, cujas regras definem ou ampliam a convivência entre as diferentes nações, sem que isso implique ferir suas soberanias jurídicas e políticas internas. O tema desafia um equilíbrio e nos remete a necessidade da construção de uma ordem jurídica única.
II- Globalização: O termo globalização demanda "uma configuração histórico-social abrangente". No âmbito da qual se movem os indivíduos e as coletividades, ou as nações e as nacionalidades, compreende diversos fenômenos . compreendendo grupos sociais, classes sociais, povos, tribos, clãs e etnias, com as suas formas sociais de vida de trabalho, com suas instituições, os seus padrões e os seus valores. Em geral sintetizados no conceito da Globalização. A Globalização pode-se dizer mata a noção de solidariedade, é como se o homem voltasse a ser primitivo. A expressão globalização é uma palavra, que passou a estar em toda parte, porque não estava em parte alguma. A globalização traduz hoje em uma crescente interdependência econômica das nações, materializada no fluxo do comercio do capital de pessoas e de tecnologia entre elas."Segundo Napoleão Miranda".
A internacionalização dos negócios é o fenômeno por excelência correlacionado coma globalização.Coclui-se que a internacionalização econômica pode ser vinculada a limitação jurídica do comportamento do estado, enfraquecendo seu poder por meio de progressiva transferência do poder de legislar para as organizações internacionais.
Sua utilização passou a ser indiscriminada entre os mais diversos grupos, e com os mais variados significados, embora todas derivem, ou se relacionem com o processo de integração