Resenha "A influência da Globalização no Direito"
Globalização é o processo caracterizado por provocar transformações na ordem social, política e econômica mundial, um fenômeno que criou pontos em comum nessas áreas e que, portanto, tornou o mundo interligado, uma “Aldeia Global”. Tais mudanças são de extrema intensidade e complexidade, o que faz com que todas as esferas da vida em sociedade sejam influenciadas.
As necessidades e exigências do mercado não param de evoluir. O mundo jurídico começa a se adaptar ás necessidades do mundo globalizado, surgindo novas áreas de atuação do profissional do direito, como o “mediador online”, o “treinador pessoal jurídico”, o “coordenador de relações com clientes”, o “advogado investigador” e muitas outras, das quais ninguém tinha encontrado, ainda, nas ofertas de emprego jurídicas.
Alguns cargos, como o de mediador online – que tem como função de mediar disputas através da internet, buscando diminuir custos e poupar tempo – apesar de ainda parecerem incomuns no Brasil, já integram os planos de carreira nos Estados Unidos.
Além de trazer benefícios como a diversificação do mercado de trabalho e criar carreiras inovadoras, acarreta também mudanças na estrutura do sistema jurídico e exigem do jurista uma nova percepção (em especial para o estudo do direito internacional, no qual não há somente uma legislação vigente).
Esse processo relativiza os principais conceitos, princípios, categorias e institutos do discurso jurídico do mundo moderno. A globalização cria complexidade e aumenta a interdependência do sistema jurídico, que não pode abandonar a operacionalidade direito/não direito. Para Klaus Günther o direito não pode mais ser visto como uma unidade, um sistema lógico e hierarquicamente organizado, para ele o pluralismo jurídico se tornou uma realidade. Diante disso faz-se necessária uma reflexão das bases teóricas do direito, fomentando as normas nas necessidades atuais, readequando-as para que haja uma unificação e