Resenha Gestão conteporânea
Disciplina Gestão Contemporânea (7º Semestre)
Professor Augusto Honorio
RESENHA
MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. São Paulo: Atlas S.A. 5ª ed., 2005. Pág. 281-307.
1º de abril de 2014
DESAFIOS DO SECRETARIADO EXECUTIVO
INTRODUÇÃO
As organizações precisam de líderes que desenvolvam as habilidades de suas equipes, tornando-as mais eficientes, produtivas, inovadoras e integradas. A partir dessa necessidade, a liderança passou a ser um assunto amplamente discutido. A todo o momento surgem novas abordagens, treinamentos e estratégias para o desenvolvimento desta habilidade que é um desafio para os gestores.
O tópico sobre liderança abordado pelo autor é extremamente interessante. Enquanto a maioria dos outros autores tratam desse assunto apenas superficialmente, não dando a profundidade necessária para o conhecimento do tema, este fornece uma excelente cobertura para os pesquisadores da área de administração, secretariado e outras áreas afins.
O autor explora a liderança, o contexto de liderança, a pessoa do líder, estilos de liderança, liderança situacional, liderança carismática e liderança transacional e um estudo de caso da escola de Administração dos Marines.
Logo após o conceito de liderança, que é o processo de conduzir ações ou influenciar o comportamento e a mentalidade de outras pessoas, e também a realização de metas por meio de direção de colaboradores. O autor trata da diferença entre Autoridade formal e Liderança, onde Autoridade formal ocorre mediante a investidura de um cargo, cujas atribuições outorgam capacidade para representar a empresa, deliberar e decidir, dentro das limitações de sua competência. Já no caso da liderança, esta é aquela que, mesmo não dispondo de autoridade estatutária é seguida, respeitada e obedecida, consegue, inclusive, unir um determinado grupo, representá-lo