Resenha e vocabulario
Esta trabalho tem como objetivo fazer uma descrição resumida do texto "O que é política educacional?", e também dos seus vocabulários, demonstrando os seus significados e seus sinônimos.
RESENHA
O que é politica educacional?
Politica educacional é tudo aquilo que o governo faz ou deixa de fazer no que diz respeita à educação, buscando positivar ações voltadas à melhoria desta, onde a pessoa em seu primeiro estágio de vida é conduzida para à cidadania até atingir sua maturidade. Essa condução se processa através de pessoas mergulhas nesse proposito.
A verdadeira intenção de uma politica educacional pode ser clara e visível ou então ao contrário, sendo sombrio e escondido. Devemos conhecer a fundo para que possamos realmente compreender os aspectos que envolvem - o poder. Esse ponto de vista da condução da politica educacional permite associa-la para um melhor sentido à duas antigas e também muito conteporâneas que transbordam as práticas usuais da política.
Através do processo pedagógico a politica educacional pode ser estabelecida em função de um grupo de uma comunidade ou de um setor desta, este processo pode ser obtido também pelo amplo processo participativo, onde todos os interessados em um bem comum que é a tarefa pedagógica recebem a contribuição e interação dos professores, alunos, pais e toda a comunidade, onde todos debatem e opinam como este trabalho pode ser conduzido. As vezes essa diretriz é determinação de um pequeno grupo que exerce o poder sobre a grande maioria coletiva.
Atualmente existem duas filosofias de politicas educacionais:
A primeira com práticas platônicas, onde os tecnocratas (que são os representantes do estado que buscam apenas soluções técnicas ou racionais para os problemas, sem levar em conta aspectos humanos e sociais), de forma centralizadora das virtudes, decidem de forma arbitrária e antidemocrática os rumos da edução. Platão não era apreciador da democracia, para ele o sistema ideal de governo era a Aristocracia,