Resenha sobre as quatro habilidades linguísticas
Nesta resenha eu irei relatar, brevemente, a minha visão acerca do artigo “Current Perspectives on Four Skills”. Para tanto, decidi expor minha opinião sobre as quatro habilidades: produção oral, compreensão oral, leitura e escrita.
Teaching Speaking Skills
Muitas vezes a pergunta de muitos professores é: como eu vou integrar a prática oral com as outras habilidades linguísticas? Um dos vieses é trabalhar speaking e pronunciation. Não podemos pensar que a pronúncia é o foco ou o mais importante, mas também não podemos fechar os olhos e fingir que os nossos alunos não precisam ter uma pronúncia adequada à língua.
Hinkel afirma que “O ritmo acelerado de internacionalização do Inglês levou a mudança de perspectivas sobre o ensino da pronúncia. Em geral, como Tarone (2005) salienta, o objetivo de ensinar pronúncia mudou (...). Numa época em que o Inglês se tornou um meio primário para comunicação internacional, a maioria das interações ocorre entre falantes não nativos de Inglês, e não entre nativos e falantes não nativos.”.
O foco hoje está baseado em três critérios: * Pronúncia e entonação são ministradas em contexto e em conjunto com a oralidade * Pronúncia servindo para propósitos comunicativos * Ensino de pronúncia e entonação é baseado em um modelo realista e não idealista
Teaching Listening
Durante os anos 70 o ensino de listening consistia em identificar palavras, frases, contrações, sons individuais e sons combinados.
Resultados de análises tornaram claro que, em muitos casos, esse tipo de estudo é muito vago, pois há outros fatores a serem levados em consideração, como o ritmo rápido das expressões, características específicas da gramática falada e do léxico (frases incompleta, por exemplo - he did what), referências culturais e esquemas, além de dialetos e expressões coloquiais.
Segundo Hinkel, há perspectivas atuais sobre aprendizagem mais eficaz no quesito