Resenha Freud Alem da Alma
O filme ‘Freud além da alma’ foi filmado em 1963 por John Huston. Trata-se das descobertas na área da psicanálise por Sigmund Freud, em Paris na cidade de Viena entre os anos 1885 e 1890.
No filme, Freud apresenta suas teorias de interpretações de sonhos, uso do hipnotismo para ‘tratar’ histeria e, suas teorias sobre o complexo de édipo (em que a criança tende a disputar com seu progenitor do mesmo sexo o amor pelo progenitor do sexo oposto).
Apesar de todos os pacientes diagnosticados com histeria estarem com sintomas físicos - como por exemplo tremor, cegueira e paralisia dos membros inferiores – os médicos ainda viam-na como uma doença em que o paciente fraudava os sintomas. Durante todo o decorrer do filme Freud liga a paralisia e todos os outros sintomas à traumas psicológicos. Ele viaja para França para assistir a uma palestra do neurologista Charcot que trabalhava com a polemica hipnose, vista até mesmo como magia negra, para estudar histeria. O problema era que o paciente durante o estado de hipnose podia ser curado de seus sintomas, porém ao acordar todos os sintomas reapareciam. Ao apresentar suas teorias ao conselho médico ele não recebe apoio de grande parte. Porém um dos médicos de Viena, Braurer, procura-lhe e diz-lhe que já trabalhava hipnose como um tratamento para seus pacientes diagnosticados com histeria. Freud vê então uma oportunidade para trabalhar suas teorias.
Juntos, Freud e Braurer utilizaram a hipnose em seus pacientes. Durante uma das sessões Freud percebe que a histeria estava ligada a traumas psicológicos reprimidos pela mente do paciente, e que, ao utilizar a hipnose para ‘destravar’ essas lembranças dolorosas o corpo via-se livre dos sintomas da doença julgada incurável.
Ele passa então a utilizar a hipnose para curar os paciente, até o dia em que ao hipnotizar um jovem para ‘destravar’ as lembranças reprimidas ele descobre o amor que o jovem nutria por sua progenitora a ponto de matar