Resenha - Florence
Juliana Barony
Ketlen Marques Abdala
METODOLOGIA CIENTÍFICA:
“Notas de Enfermagem”
BELO HORIZONTE – MG
2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS – UFMG
Juliana Barony
Ketlen Marques Abdala
NOTAS DE ENFERMAGEM:
“Condições Sanitárias das Moradias”
Trabalho apresentado na disciplina de
Metodologia Científica, pelas acadêmicas do 1° período de Enfermagem orientadas pela docente Anette.
BELO HORIZONTE – MG
2014
Resenha: Cap 2 – Condições sanitárias das moradias
Florence Nightingale
Por Juliana Barony e Ketlen Marques
O livro “Notas Sobre Enfermagem”, foi escrito por Florence Nightingale, matriarca da enfermagem moderna, nascida na cidade italiana de Florença. Florence trabalhou como superintendente de um hospital em Londres, e na Guerra da Criméia, prestou serviços de enfermagem aos soldados britânicos. Ela retrata no “Capítulo 2 – Condições Sanitárias das Moradias” fatores que contribuem para prevenção de doenças e promoção da saúde, como por exemplo métodos para melhor circulação do ar e iluminação de um ambiente.
Florence traz a ideia de que a saúde de um individuo está inteiramente ligada ao ambiente em que o mesmo vive, e que este ambiente apenas será saudável caso exista ar puro, água pura, rede de esgoto eficiente, limpeza e iluminação.
Segundo ela, uma casa deve ser construída de forma que o ar exterior possa entrar em todos os cômodos da casa, e muitas vezes, por questões econômicas não é isso que acontece, pois arquitetos constroem da forma que melhor os beneficiem, enquanto os moradores aceitam este tipo de moradia por falta de conhecimento, ou por ser um preço mais conveniente. Apesar de gastar menos com a moradia, o individuo gastará mais em contas médicas,