Resenha - Fissura por Crack
Resenha
A pesquisa apresentada traz como objetivo principal compreender a fissura pelo usuário de crack, descrevendo os comportamentos desenvolvidos sob fissura e estratégias utilizadas para seu controle.
De acordo com o ultimo levantamento domiciliar a respeito de drogas psicotrópicas pode-se perceber que o crack não é a droga mais utilizada, porem seus efeitos o tornam um problema de saúde publica. Os usuários de crack apresentam um comportamento continuo de uso chamado binge, no qual podem permanecer por dias usando a droga até o esgotamento, devido à fissura, que por sua vez, pode estimular o usuário a cometer atos ilícitos devido a fragilidade dentro desse contexto como assaltos e prostituição.
O procedimento foi um estudo qualitativo, onde homens e mulheres, sendo usuários em sua maioria e ex-usuários responderam a entrevistas semi-estruturadas em profundidade, orientadas por um roteiro. Para meio de acesso aos entrevistados foi solicitado ajuda de profissionais de tratamento, usuários e assistente sociais. A técnica utilizada foi bola de neve, onde os primeiros entrevistados indicam outros e assim por diante.
A analise de resultados apresentou que todos os entrevistados afirmaram ter sentido a fissura pelo crack e dizem que a fissura surge quando: se deparam com algum sentimento ou algo que lembre o crack; por não querer sentir o desconforto de ficar sem a sensação do crack; quando ainda esta fumando o crack já estar pensando na próxima pedra. Esse movimento se finda apenas com o esgotamento total físico, psíquico ou financeiro. Sendo assim o crack não teria apenas a função de gerar prazer ao usuário, mas também evitar o desconforto de quando não estão usando.
Quando estão em situação de fissura nada parece piro do que ficar sem o