Perfil do usuário de crack no brasil
Rodrigo Bertolini Sanchez Ibañez¹
Esta resenha crítica, tem como base, o texto “Perfil do usuário de crack e fatores relacionados à criminalidade em unidade de internação para desintoxicação no Hospital Psiquiátrico São Pedro de Porto Alegre”, de autoria de Cristian Fabiano Guimarães, Daniela Vender Vieira dos Santos, Rodrigo Cavalari de Freitas, e Renata Brasil Araújo, fala sobre a necessidade de estabelecer um perfil socioeconômico das pessoas que procuram tratamento para o uso de crack, na unidade de internação para desintoxicação do Hospital São Pedro, em Porto Alegre.
Cristian F. Guimarães, é Mestre em saúde mental, psicólogo da ala de internação psiquiátrica do Hospital São Pedro de Porto Alegre. Daniela V.V. dos Santos, é médica psiquiatra do Hospital São Pedro. Rodrigo C. de Freitas, é médico residente em saúde mental. Renata B. Araújo, é Doutora psicóloga da unidade de internação de dependência química Jurandy Barcellos, do Hospital São Pedro em Porto Alegre.
O texto utiliza uma linguagem acadêmica, constituída por terminologia específica, relacionada ao tema abordado, assim como dados estatísticos e procedimentos técnicos, exigindo um certo conhecimento do tema por parte do leitor, para que haja uma compreensão total do texto. Cita vários outros autores, como, Ferri (1997), Filho (2003), Parry (2007), Borini (1998), Laranjeira (1998), entre outros.
O autor fala sobre o problema da dependência química, em específico, os usuários de crack, que acessam os serviços de saúde pública, em busca de tratamento. Este aumento radical no número de pessoas que procuram internação para desintoxicação eleva os gastos do sistema público de saúde, e causa outro efeito colateral, que é a falta de vagas para internamento nas instituições públicas especializadas no tratamento de dependentes químicos. Esta situação motivou um estudo quantitativo, visando a melhoria dos serviços oferecidos a esta população, através de uma forma