Teoria das Contigencias
As origens da teoria da contingência
O ambiente
A tecnologia
As origens da teoria da contingência
Surgiu a partir de varias pesquisas feita para verificar os modelos de estruturas organizacionais mais eficazes em determinado tipos de empresas. Os resultados das pesquisas conduziram ao uma nova concepção de organização: a estrutura e o seu funcionamento são dependentes da interface com o ambiente externo. Verificaram que não há um único e melhor jeito (the best way) de organizar.
São contingentes das Para obter
1. Pesquisa de Chandler sobre estratégia e estrutura
Chandler realizou uma investigação histórica sobre as mudanças estruturais de 4 empresas americanas – a DuPont, a General Motors, a Standard Oil Co. de New Jersey e a Sears Roebuck & Co. – estas grandes organizações passaram por um processo histórico que envolveu quatro fazes distintas.
Acumulação de recursos.
Iniciada após a guerra da Secessão americana (1865), com a expansão ferroviária que provocou uma migração do campo pra cidade aumentando a população urbana.
Racionalização do uso de recursos.
As empresas verticalmente integradas tornam-se grandes e precisam ser organizadas, pois acumularam mais recursos (instalações e pessoal) do que o necessário.
Para reduzir riscos de flutuação do mercado, as empresas passaram a focar o planejamento (planejamento e controle da produção, determinação de prazos de entrega), organização (criação de departamentos funcionais) e coordenação (relacionamento sobre fabricação e engenharia, desenho de produto e comercialização, compra e fabricação).
Continuação do crescimento.
A reorganização geral das empresas na segunda fase permitiu o aumento de eficiência nas vendas, compras, produção e distribuição, reduzindo as diferenças de custo entre varias empresas. A nova estratégia de diversificar provocou o surgimento de departamentos de pesquisa e desenvolvimento (P&D), engenharia de produto e