Resenha Filosófica
CURSO DE DIREITO
FILOSOFIA
RESENHA DO TEXTO: MODULO 4 - ÉTICA
RIBEIRÃO PRETO 2014
Descobrindo valores
Em nossa volta, escolhemos alguns objetos ou algumas pessoas e deles fazemos juízos de realidade como por exemplo: essa caneta é azul e aquele lápis é novo.
Sempre que formulamos juízos de realidade, é inevitável que façamos também juízos de valor, que é comparar uma coisa ou um certo objeto.
De fato, a palavra valor pode ser usada em vários sentidos, etimologicamente tem a mesma raiz do verbo “vigor”. Valor serve de utilidade por exemplo, quando uma faca perde o corte dizemos que ela não serve mais para nada.
Valor é uma experiência fundamentalmente humana que se encontra no centro de toda escolha de vida. Fazer um plano de ação nada mais é do que dar prioridade a certos valores positivos e evitar os valores negativos, que são prejudiciais, tais como a mentira, a preguiça a inveja e injustiça.
O objetivo de qualquer valoração é, sem duvida, orientar a ação pratica. Se a credibilidade pe um valor, não podemos mentir o tempo todo, caso contrario , as relações humanas se corrompem.
Valor é sempre uma relação entre o sujeito que valora e o objeto que é valorado, por isso não há “valor em si”, mas “valor para alguém”.
Os valores são herdados da cultura, e nossa primeira compreensão da realidade se funda no solo dos valores da comunidade a que pertencemos. Esse fato talvez nos leve a concluir que tais experiências de valorar variam conforme a cultura e a época.
Exemplo: a coragem é melhor que a covardia e a amizade é um valor desejável para um grupo. Porem, a coragem e a amizade tem apenas um valor formal cujo conteúdo pode variar.
Mesmo que os valores sejam transmitidos pela cultura, não há como desprezar a capacidade humana de criticar os costumes vigentes e ansiar por novos horizontes de ação.
Segundos os valores morais; não nascemos morais, mas devemos nos tornar sujeitos morais. Por isso,