RESENHA DA PALESTRA: CONSEQUÊNCIAS FILOSÓFICAS, ANTROPOLÓGICAS E TEOLÓGICAS FRENTE A IMINÊNCIA DO FIM DA ESPÉCIE.
Dizem também que é ainda mais tênue a consciência no público geral. Ele se coloca como porta voz desse discurso em palestras pois objetiva ver se ainda há tempo para nos salvar.Cita ainda que grande parte da comunidade cientifica, acredita que o clima na terra passará por mudanças que podem acabar com a vida na terra.
Boff ressalta que no decorrer da evolução 300 espécies desaparecem da terra a cada ano, e isso é natural, no entanto, hoje, com o desenvolvimento de nosso potencial industrial tecnológico, cerca de 3000 espécies desaparecem, sem atingir o clímax. Nessas espécies estão contidas informações importantíssimas para a humanidade. Informações que jamais poderão ser utilizadas, pois desapareceram precocemente, sem atingir o clímax. E por que não chegar a hora do homem? Homem que já ocupa mais de 80% do planeta, e ocupa devastando. Cientistas dizem que a terra já passou em 25-30 % da sua capacidade de regeneração. A terra segundo eles é um planeta em decadência natural, mas que neste planeta estamos colaborando com um papel de assassino planetário.
Após apresentar diversos autores, Boff diz que em sua opinião não estamos vivendo uma tragédia, mas sim um momento de crise, e que a crise ela pode acabar em tragédia, mas também pode ajuda a resolver os problemase nos levar a uma evolução. O ser humano, homo sapiens sapiens, é muito novo na história do desenvolvimento da terra, mas tem hoje que se tornar adulto, e ser adulto é assumir a