Resenha filosofia do combate
SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA
POLÍCIA MILITAR
ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR COSTA VERDE
(CENTRO DE INSTRUÇÃO MILITAR – 1951)
Instrutor: 1° Ten PM Lucélio
Al Of PM: Diogo de Oliveira Pimenta
Disciplina: Defesa Territorial
Turma: 2° Pel – CFO II
Resumo: “Filosofia do Combate”
"Onde não houver escolha entre a covardia e a violência, aconselharei a violência." Mohandas Karamchand Gandhi (1869-1948) (Mahatma Gandhi)
Essa frase de Gandhi define a essência do livro FILOSOFIA do
COMBATE - Os Fundamentos do Confronto Individual - (Virando o Jogo contra o Crime na Era da Violência) de J. R. R. Abrahão, todo o enredo do livro é voltado para orientar o leitor como identificar situações de perigo e como se comportar frente a elas.
O autor coloca em evidência que no atual cenário de violência o homem e sempre o lobo do próprio homem e homens de bem travam combates de vida ou morte com homens mal intencionados. Para apontar o vencedor desse combate é exposto alguns princípios do combate individual,esses princípios são: a vigilância, a decisão, a agressividade, a velocidade, a frieza, a precisão, a crueldade, a brutalidade e a surpresa.
Esse combate travado entre homens de bem e perpetradores só pode sair um vencedor e esse vencedor e definido pelo nível de atenção que cada um entra no combate, para definir o nível de atenção o autor explica o código das cores que é uma ferramenta utilizada por uma das mais bem treinadas,
motivadas e equipadas tropas de elite do mundo, o Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos da América (USMC – United States Marine Corps).
Fora uma infinidade de técnicas, táticas e estratégias, os fuzileiros americanos desenvolveram o que é considerado uma das mais perfeitas ferramentas intelectuais para análise da escalada dos conflitos. Trata-se do
“Código de Cores”, cuja aplicabilidade dá-se tanto ao confronto militar em larga escala quanto no combate individual.
Originalmente, era