Resenha - A formação do Homem moderno vista através da Arquitetura
Alline Eduarda Teixeira Azevedo
RESENHA CRÍTICA: A história da arquitetura sob um aspecto humano.
BELO HORIZONTE
2014
Alline Eduarda Teixeira Azevedo
RESENHA CRÍTICA: A história da arquitetura sob um aspecto humano.
Trabalho apresentado como exigência da disciplina Tópicos Especiais em Cidade e Paisagem no Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, sob orientação do professor José Júlio Rodrigues Vieira no 9º período do curso de Arquitetura e Urbanismo.
Belo Horizonte
2014
A HISTÓRIA DA ARQUITETURA ANALISADA SOB UM ASPECTO HUMANO.
BRANDÃO, Carlos Antônio Leite. A formação do homem moderno vista através da arquitetura. 2ed. Belo Horizonte: UFMG, 2006.
Carlos Antônio Leite Brandão é graduado em Arquitetura e Urbanismo, possui título de mestre e doutor em Filosofia, além de ter feito especialização em Cultura e arte Barroca, e pós-doutorado na Fundation Maison des Sciences de l’Homme e École des Hautes Études en Sciences Sociales. Atua como professor da Escola de Arquitetura da UFMG, no Departamento de Análise Crítica e Histórica. Escreve várias obras, desde 1991, com destaque para os livros “Quid Tum? O combate da arte em Leon Battista Alberti”, “As cidades da cidade”, “A república do saberes”, e “A formação do homem moderno vista através da arquitetura”, aqui analisada.
Seu livro pode ser dividido em duas partes. Uma primeira em que ele situa o leitor na ordem cronológica dos estilos arquitetônicos, já com uma análise crítica e filosófica de cada período, a começar pelo Gótico, findando no Barroco. E depois, na segunda parte, ele revela as ramificações e evoluções dos estilos, e suas conseqüências na sociedade Moderna. Como estratégia textual, e para facilitar o entendimento, o texto é dividido por capítulos, do I ao V.
O primeiro é uma iniciação sobre o Gótico, como decorrência do romanismo, em que ele trata a questão da filosofia