Resenha Filme Invictus
Sinopse:
O filme se fixa em um episódio real da recente história política da África do Sul, quando Nelson Mandela assume a presidência (1994) sabendo o quanto seu país ainda está dividido pelo racismo, embora, oficialmente, não exista mais a política do Apartheid. Dois esportes empolgam os sul-africanos: o futebol – para os negros e pobres; e o rugby - para os brancos e ricos. Mandela decide apoiar a seleção nacional de rugby, para que ela se fortaleça para a Copa Mundial de Rugby que acontecerá na África do Sul. Uma história real e comovente que mostra o esporte como instrumento estratégico e político, em prol da pacificação e unificação de um país. Sinopse:
O filme se fixa em um episódio real da recente história política da África do Sul, quando Nelson Mandela assume a presidência (1994) sabendo o quanto seu país ainda está dividido pelo racismo, embora, oficialmente, não exista mais a política do Apartheid. Dois esportes empolgam os sul-africanos: o futebol – para os negros e pobres; e o rugby - para os brancos e ricos. Mandela decide apoiar a seleção nacional de rugby, para que ela se fortaleça para a Copa Mundial de Rugby que acontecerá na África do Sul. Uma história real e comovente que mostra o esporte como instrumento estratégico e político, em prol da pacificação e unificação de um país.
Mais sobre o filme:
Nelson Mandela foi libertado, em 1990, após uma prisão de 27 anos, por conta de sua luta contra a política do Apartheid, quando já era um símbolo mundial na luta pela igualdade racial. Foi eleito presidente em 1994, cargo que ocupou até 1999. Assim que assume a presidência, diante da proximidade da Copa Mundial de Rugby, sediada na África do Sul, em 1995, resolve incentivar a seleção sul-africana para que tenha chances de